Praias

As praias constituem ambientes de alta energia de retrabalhamento de materiais devido a ondas, correntes marítimas e ventos, esses fatores definem o tipo de substrato da praia, se arenoso ou lodoso;

Os únicos animais encontrados nesses ambientes são moluscos bivalves, crustáceos, equinodermos (que apresentam carapaças externas resistentes a choques mecânicos) e aves migratórias. Essa pequena diversidade animal se dá devido à ausência de locais disponíveis para a fixação e a limitada oferta de alimentos.  Nas praias as comunidades de animais vivem dentro do sedimento.

As praias arenosas são ambientes muito instáveis, pois o substrato está em constante movimento. Já as prais lodosas são mais estáveis que os anteriores, porém seus animais enfrentam problemas devido às baixas concentrações de oxigênio disponível no substrato.

As praias podem apresentar dois perfis distintos.

Estágio Refletivo: São as praias de tombo, onde há um forte declive da face da praia e da plataforma continental adjacente. A turbulência da arrebentação acontece bem na face da praia. O estoque de areia é pequeno e os grãos geralmente são mais grossos. São muito susceptíveis aos processos erosivos. Esse perfil de praia é bastante comum nas praias do Rio de Janeiro, norte de São Paulo e no arquipélago de Fernando de Noronha.

Estágio Dissipativo: São praias onde é pequeno o declive da face da praia. O estoque de areia é grande e os grãos geralmente são finos. As ondas de alta energia encontram espaço para sua dissipação e a praia apresenta claramente as marcas da larga variação de marés, elas são menos susceptíveis aos processos erosivos que as anteriores, pois as ondas têm muito espaço para dissipar sua energia. São comuns no litoral sul de São Paulo, no Rio Grande do Sul e outras regiões.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s