Restingas e Dunas

RESTINGA: Compreende o espaço entre o limite da maré alta e a encosta (Mata Atlântica, em grande parte do Brasil), sua vegetação está adaptada à suportar altas temperaturas, salinidade, dessecação e baixa disponibilidade de nutrientes no solo, sendo assim, constituída de arbustos que se tornam cada vez mais altos à medida que se aproximam da encosta.

A palavra restinga pode assumir dois significados:

  • Geomorfológico: depósitos litorâneos onde houve o soerguimento do substrato;
  • Ecológico: vegetação arbustivo-arbórea característica das costas meridional e norte do Brasil (GOODLAND, 1975).

Vegetação: Sendo um ambiente muito afetado pela água e pelo vento, sua vegetação está adaptada à suportar altas temperaturas, salinidade, dessecação e baixa disponibilidade de nutrientes no solo, esse aspecto é compensado, em localidades um pouco mais afastadas da praia pela presença de bromélias, que retêm água e nutrientes em seu interior.

Um gradiente de complexidade de espécies vegetais é facilmente observado nesses ambiente, como indica a tabela abaixo. As restingas têm como importante função evitar que a areia, vinda da praia, atinja o manguezal.

        

DUNA: É um ambiente caracterizado por apresentar um substrato arenoso e com grande mobilidade, sua comunidade pioneira é altamente adaptada à tais condições, sendo composta principalmente Gramíneas. Aparecem em locais onde a velocidade do vento seja grande, geralmente isso ocorre em praias onde as ondas quebram longe da areia, como ocorre na região de Jericoacoara, no Ceará.

 Elas podem ser suaves, atingindo 10m de altura (SC) e até 90m (NE do Brasil). Sua vegetação é constituída principalmente por Gramíneas. São muito importantes, pois:

  • Dão proteção às terras continentais;
  • Funcionam como reservatório natural de água e de recursos bióticos.

Várias espécies de aves migratórias ou não, utilizam esse ecossistema para repouso e alimentação, retirando da areia os poliquetas, moluscos e pequenos crustáceos para se alimentarem.

Anúncios

Uma resposta para Restingas e Dunas

  1. EXTER disse:

    eu me fudi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s