Marés

As variações do nível do mar são provocadas pela força de atração que o sol e a lua exercem sobre o nosso planeta. Ora tais forças se combinam, ora se opõem. A gravidade mantém a Terra e a Lua girando uma em torno da outra e se atraindo mutuamente.

A face da Terra que se encontra em certo momento voltada para a Lua sofre uma atração maior que a face oposta. A lua “puxa” para si a superfície terrestre nessa área. A água, sendo líquida, deforma-se muito mais do que a crosta sólida.

Por isso o mar sobe nesse ponto, produzindo a maré. Passada a Lua, a água volta a descer. Assim, o giro da Lua em torno da Terra é acompanhado por uma onda gigantesca, que acompanha a Lua com certo atraso, produzido pela inércia da massa de água.

No lado oposto àquele onde a presença da Lua fez a água repuxar-se em sua direção, a força centrífuga faz com que a água, ao mesmo tempo, suba na direção oposta. Temos assim duas zonas da Terra onde, simultaneamente, a água está acumulada (ou seja, duas áreas onde, neste momento a maré está alta).Nos pontos onde a água foi “retirada”, pode ser verificado, neste momento  a maré baixa. Nestes casos, elas atingem seus pontos máximos nos equinócios, quando o sol encontra-se mais próximo da Terra.

Quando o Sol e a Lua formam um ângulo reto em relação à Terra, essas forças de atração tendem a anular-se, produzindo marés mais amenas.

Na prática, o comportamento das marés torna-se mais complexo dependendo dos recortes  da costa, da profundidade, do relevo submarino, da velocidade e direção dos ventos, desembocaduras de rios e estuários, etc.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s